Header Ads Widget

A ReligiĆ£o no Nordeste

Preceitos EcolĆ³gicos do Padre Cicero
O catolicismo Ć© a religiĆ£o predominante nos estados do nordeste. Um povo amoroso e de uma fĆ© inigualĆ”vel. Costuma-se nas cidades celebrar as festas dos Padroeiros. Cada cidade com a sua homenagem. Costuma-se tambĆ©m celebrar novenas em residĆŖncias e nas datas consideradas como datas santas (feriados religiosos) costuma-se fazer uma grande procissĆ£o que caminha pelas principais ruas da cidade. O povo nordestino Ć© na sua maioria muito religioso. Existem as romarias, onde o povo movido por uma fĆ© intensa acredita nos milagres porque de certo conseguiram a soluĆ§Ć£o para algum tipo de problema: seja de saĆŗde, familiar ou pelo carinho a diversos personagens religiosos como o Padre CĆ­cero, Frei DamiĆ£o, IrmĆ£ Dulce, Padre Ibiapina e Maria de Araujo.
As romarias e peregrinaƧƵes sĆ£o destaques nas cidades de Juazeiro do Norte cidade do Padre CĆ­cero e CanindĆ© no CearĆ”, Bom Jesus da Lapa na Bahia e Santa Cruz dos Milagres no PiauĆ­.
Em Salvador capital da Bahia, nos meses de janeiro acontece uma grande festa religiosa que Ʃ a lavagem das Escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. TambƩm na Bahia existem muitos adeptos do CandomblƩ, as festas reverenciam IemanjƔ oferecendo flores, presentes e pedidos jogados ao mar.
O Tambor de Mina Ć© uma festa religiosa que acontece no MaranhĆ£o, onde se reverenciam os caboclos, entidades que trabalham com os pais e filhos de santos como sĆ£o chamados. O MaranhĆ£o Ć© um estado riquĆ­ssimo em cultura religiosa, heranƧa da religiĆ£o africana, tem a festa de SĆ£o JosĆ© do Ribamar, Santo Padroeiro do Estado, assim como muitas festas de santos que acontecem na Capital e no interior maranhense.
TAMBOR DE CRIOULA - Ć‰ uma danƧa praticada por descendentes de negros do MaranhĆ£o, em louvor a SĆ£o Benedito. 
Padre Ibiapina
Tambor de Mina
Maria de Araujo

CandomblƩ

Santa Cruz dos Milagres

Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim

Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim
Frei DamiĆ£o


Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios